12 formas criativas de usar boiserie de poliestireno na decoração

Uma forma de agregar personalidade ao ambiente é colocar o boiserie de EPS como moldura para um papel de parede. Assim, você pode incorporar texturas e cores diferentes, mas sem competir com o boiserie. Nesse caso, você pode pintar a moldura boiserie na mesma cor que a parede para evitar o excesso de informação. No entanto, também pode pintar em uma tonalidade diferente. Se essa for a sua opção, para evitar o risco do ambiente ficar sobrecarregado, sugerimos uma cor sem grande contraste com a parede, ou com a estampa do papel de parede escolhido.

É bem provável que, por nome, você não saiba o que é um boiserie de poliestireno. Mas, temos certeza de que você já se deparou com ele em algum projeto de decoração de ambientes.

O boiserie de poliestireno é um tipo de moldura que proporciona ao ambiente o charme da decoração clássica, mas que não se limita apenas a esse estilo. Qualquer estilo pode incorporar esse elemento, que se tornou uma tendência versátil de decoração.

Quer entender o que é boiserie, suas origens e benefícios? Você está no lugar certo. Continue lendo e veja, também, 12 ideias incríveis para o uso de boiseries!

¿Qué es la boiserie?

O boiserie é um tipo de ornamento muito utilizado devido a sua versatilidade. Ele pode ser usado para adornar portas, paredes, quadros, e proporciona mais elegância à decoração dos ambientes em que são aplicados.

O seu nome sofisticado com sotaque francês (se pronuncia “boaserrí”) entrega sua origem de uso, por volta do século XVIII, pela elite francesa. Além de o material funcionar bem para proporcionar conforto térmico, ele podia também ser utilizado para decorar os espaços.

O tempo passou e ainda é comum vermos esse ornamento em projetos de diferentes estilos e em diversos ambientes. Atualmente, o boiserie pode ser encontrado no mercado em vários materiais, como madeira, cimento, gesso e poliestireno.

Por que usar um boiserie de poliestireno?

Apesar de, hoje em dia, ser mais comum vermos boiserie de gesso, é possível encontrá-lo em materiais plásticos também. Ou seja, existem diferentes tipos de boiserie.

Isso ocorre devido às soluções sustentáveis e, de modo geral, os boiserie de plásticos são mais leves, de fácil instalação e economicamente mais viáveis.

O poliestireno, ou EPS, usado na fabricação de boiseries da Santa Luzia, é ecológico e sustentável, pois é produzido a partir da reciclagem do ISOPOR®. Além disso, esse material pode ser utilizado em ambientes úmidos. Assim, apresenta mais flexibilidade e versatilidade em seu uso.

Como posso usar o boiserie de poliestireno na decoração?

Apesar de ser um item tradicionalmente associado às decorações clássicas e rebuscadas, é possível utilizar os boiseries de poliestireno em diferentes estilos de decoração. Basta usar a criatividade e harmonizá-lo aos ambientes.

Además, puedes encontrar estos marcos en diferentes formatos, y aportar más sofisticación y elegancia a los espacios.

Abaixo, confira 12 dicas práticas para você utilizar o boiserie na decoração. Confira!

1. Define tu estilo de decoración

Antes de começar a decorar um ambiente, é importante definir qual vai ser o estilo de decoração dominante, pois é importante que os móveis e os ornamentos conversem entre si.

Ou seja, apesar de o boiserie ser um elemento, tradicionalmente, da decoração clássica, é possível utilizá-lo em outros estilos.

Pero para eso, es fundamental pensar en la armonía entre éste y el resto de la decoración del ambiente .

Caso você escolha uma decoração clássica, por exemplo, é possível usar o boiserie de poliestireno com móveis sofisticados e rebuscados. Mas, se a ideia for uma decoração contemporânea, combine as linhas simétricas do boiserie com móveis minimalistas, de linhas bem definidas e simples.

2. Crea un conjunto de volúmenes

Aplicación de boiserie de poliestireno en salón decorado en tonos grises.
Mostra Artetacto 2015 - arquitectura: Barbara Paiva foto y Renato Elkis.

Utilizando sobreposições, contrastes de cores e jogos de luzes, é possível aprimorar a decoração dando um novo ar ao ambiente. Por exemplo, uma parede branca com um boiserie preto no entorno de um quadro ou um espelho pode levar a sensação de profundidade e amplitude ao espaço.

O uso de espelhos emoldurados é uma ideia criativa para quem busca elementos funcionais e que, ao mesmo tempo, quer ampliar um ambiente de modo elegante e arrojado.

3. Varie nos desenhos do seu boiserie de poliestireno

Além dos tradicionais modelos simétricos, retangulares e quadrados, é possível encontrar e aplicar boiserie de poliestireno em outros formatos.

Portanto, crie formas combinando diversos tamanhos e estilos. Usar um retângulo maior com um menor por dentro, por exemplo, é um bom jeito de utilizar esse ornamento clássico, criar estruturas modernas e deixar o ambiente mais charmoso.

4. Aportar modernidad al medio ambiente

No solo las materias primas de la boiserie han cambiado desde sus primeros usos. Hoy en día, puedes encontrarlos en diferentes estilos, colores y formatos .

O mais comum e seguro para ambientes modernos é investir em peças com linhas retas, simples, minimalistas e em cores neutras. Porém, se a sua ideia for ousar na decoração, usar tons fortes e vibrantes nas molduras das paredes pode ser uma ótima opção para harmonizar as cores do ambiente.

5. Decora varios ambientes

Os boiserie podem ser muito explorados devido a sua versatilidade. Portanto, uma dica é usar cores e combinações que remetem à personalidade do cômodo e de quem fica no ambiente.

Por exemplo, para o quarto das crianças, é possível criar um ambiente colorido e alegre, pintando o boiserie com uma cor viva e exuberante. Já para uma sala, use o boiserie de poliestireno nas paredes para dar mais profundidade e eliminar o efeito chapado, que pode trazer um incômodo visual depois de um tempo.

Uma boa dica para esse ambiente, principalmente se o seu estilo de decoração for contemporâneo ou industrial, é combinar boiserie com cores fortes ou texturas, como cimento queimado.

Para um escritório ou espaço de home office, você ainda pode usá-lo como um meio de organização, e criar um clima ideal para um ambiente que remete à concentração, sem deixar o estilo de lado. Para isso, utilize os boiserie para emoldurar quadros, nichos e espaços para lembretes.

6. Use o boiserie na decoração clássica

Quem gosta do estilo clássico pode esbanjar do seu charme e utilizar o boiserie em toda a decoração.

Puedes utilizar el adorno creando marcos en puertas y paredes, utilizarlo con cantos redondeados y arabescos y, como en otros estilos, abusar de los colores sin perder la armonía del entorno.

7. Adote o boiserie de poliestireno em ambientes comerciais

O boiserie de poliestireno é uma boa opção para trazer uma decoração diferente para o seu estabelecimento comercial. Isso porque o material é de fácil limpeza, além de ser imune a pragas, mofo e umidade.

Portanto, você pode utilizá-lo para trazer uma personalidade clássica ao ambiente. Por exemplo, um restaurante tem a chance de colocar o boiserie no salão onde os clientes vão fazer suas refeições para deixar o espaço mais bonito e aconchegante.

Por sua vez, uma loja de roupas tradicional torna sua personalidade mais visível. Enquanto isso, se o estilo for diferente, é possível usar o material de uma forma mais lúdica, criando retângulos e colocando cores diferentes.

8. Dê destaque ao seu papel de parede

Uma forma de agregar personalidade ao ambiente é colocar o boiserie de EPS como moldura para um papel de parede. Assim, você pode incorporar texturas e cores diferentes, mas sem competir com o boiserie.

Se essa for a sua opção, para evitar o risco do ambiente ficar sobrecarregado, sugerimos uma cor sem grande contraste com a parede, ou com a estampa do papel de parede escolhido.

Nesse caso, você pode pintar a moldura boiserie na mesma cor que a parede para evitar o excesso de informação. No entanto, também pode pintar em uma tonalidade diferente.

Se essa for a sua opção, para evitar o risco do ambiente ficar sobrecarregado, sugerimos uma cor sem grande contraste com a parede, ou com a estampa do papel de parede escolhido.

9. Utilize para decorar as escadas

Já pensou em usar o boiserie na escada da sua casa ou de seu estabelecimento? Basta colocar ao longo do suporte para trazer um ar elegante, clássico e, ao mesmo tempo, divertido. Afinal, nunca se imagina que haverá esse elemento no local.

10. Coloque o boiserie como moldura de um quadro

Por mais que pareça estranho, você pode inovar na moldura de um quadro. Usando o boiserie de poliestireno, você consegue trazer novos formatos, texturas e cores. Isso porque é possível seguir linhas redondas ou retas e ainda acrescentar arabescos.

Para criar contraste, opte pelo design monocromático e coloque na moldura uma cor de destaque. Outra opção é optar pelo cimento queimado, a fim de criar o estilo de decoração industrial.

Apenas cuide com a sensação de achatamento. Por isso, evite a divisão contrastante de materiais e cores, quando a parede tiver o tamanho normal. Se o pé-direito for duplo ou alto, vale a pena colocar o boiserie mais para baixo para criar um clima intimista e aconchegante.

11. Escolha diferentes cores e saia do branco tradicional

As cores vibrantes são uma forma de sair do tradicional e quebrar aquele ar de sobriedade que, muitas vezes, surge no uso do boiserie. Por isso, escolha diferentes tonalidades para criar um ambiente mais provocativo, brincalhão ou até mesmo inovador.

As cores fortes e marcantes criam ambientes modernos e sofisticados. Por sua vez, para deixar uma personalidade mais clássica, prefira as cores neutras. Você também pode usar tonalidades modernas para complementar objetos tradicionais.

12. Dê um toque diferenciado aos espelhos

Os boiseries de poliestireno também servem de moldura aos espelhos. Essa medida é válida tanto para ambientes residenciais quanto comerciais.

É possível fazer algo mais simples, mas você pode fazer uma decoração com espelhos de diferentes tamanhos e formatos, formando uma espécie de mosaico.

Isso cria um visual diferente e é ideal para ambientes menores, já que passa uma sensação de amplitude. Você também pode inovar de outras formas. Tudo depende do que quer e do estilo que deseja imprimir ao ambiente.

Com todas essas dicas, fica mais fácil colocar o boiserie na sua decoração e usá-lo de formas criativas. Além disso, essa é uma maneira de melhorar o seu projeto de decoração de interiores, deixando os ambientes mais bonitos.

Viu como o boiserie de poliestireno pode ser bem mais versátil do que parece? E o melhor é a possibilidade de contribuir com o meio ambiente, adquirindo-o em materiais ecológicos, como aqueles oferecidos pela Santa Luzia, para criar uma decoração sustentável!

¿Interesado en nuestra boiserie? Entonces vaya a nuestro sitio web. Tenemos un canal exclusivo para constructores y revendedores para comprar directamente de nuestra fábrica.

  • Santa Luzia Brasil SOSTÉN
  • Estados Unidos EE.UU
  • Santa Lucía Europa Europa
  • Blog de Santa Luzia EE.UU
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SOSTENIBILIDAD POR PRINCIPIO

  • Santa Luzia - Consejo de Edificación Ecológica
  • Santa Luzia - Consejo de Construcción Ecológica de Brasil
es_ARES