Do you know what Boiserie is?

Novos modelos de boiseries.

A Santa Luzia resgatou este ornamento e reinventou novas maneiras de aplicá-lo, deixando os ambientes mais ecléticos e sofisticados. Confira!

Você sabe o que é boiserie? Criado na França entre os séculos XVII e XVIII, essa moldura atravessou os séculos.  Originalmente de madeira, ornamentava os ambientes com classe. Esse toque elegante foi um dos motivos para a Santa Luzia resgatá-lo para os dias de hoje. Afinal, seu charme e beleza agregam new tendencies for the 21st century.

Assim como os skirting boards, architraves (door views), decorative mouldings and wall covings, you boiseries foram reinterpretados. Por isso, novos estilos foram incorporados para criar ambientes ecléticos e sofisticados.

Seguindo a mesma referência dos outros produtos que a Santa Luzia manufactures, the boiseries are produced with matéria-prima reciclável. Eles também podem ser reutilizados, já que são fabricados com o Isopor (EPS) reciclado. O material é proveniente de bandejas, copos de café e marmitas.

Boiserie aplicado em uma cozinha.
Boiserie aplicado a uma sala de jantar. Decoradora: Viviane Tabaliba.

Ou seja, o boiserie de poliestireno é uma forma de manter a sustentabilidade e ter um consumo consciente. Esses já devem ser motivos para você se interessar pelo conceito de boiseries. Ainda tem mais vantagens. Por isso, criamos um post completo sobre o assunto. Acompanhe!

O que é boiserie?

O boiserie é uma técnica de inserção de molduras boiserie na parede. Elas são de diferentes formatos e servem para decorar o ambiente. Por isso, são bastante utilizadas no estilo clássico. Porém, cada vez mais são adotadas em ambientes contemporâneos para trazer um toque de elegância.

Boiserie aplicado a um quarto.
Quarto de dormir com decoração clássica. Decoradora: Maria Raquel Damiani. Arquiteta: Josiane Flores.

Vantagens de aplicar boiseries nos ambientes

Os principais benefícios de incluir essas molduras no ambiente são versatilidade e personalização. Isso porque ela complementa o estilo usado e favorece a utilização de diferentes maneiras.

Explicando: o boiserie pode ser aplicado em diferentes cômodos. Por exemplo, salas de estar e jantar, cozinha, quarto, banheiro, etc. Também é utilizado em vários itens, como portas, paredes, móveis e mais. Tudo depende da sua necessidade.

Assim, chega-se à personalização. Primeiro, porque você pode pintar as molduras, deixá-las envelhecidas, destacá-las ou mantê-las discretas. Em segundo lugar, porque você pode adotá-las de forma inteira, dupla ou da maneira que preferir.

Ainda são aceitos diferentes padrões geométricos. Dessa forma, fica mais fácil ressaltar a área que você deseja destacar e fortalecer a identidade do projeto de design de interiores. Como resultado, há valorização do projeto.

Como aplicar boiserie na decoração?

Esse elemento decorativo é bastante utilizado por arquitetos e designers de interiores. Ele pode ser implementado de diferentes maneiras. Veja algumas ideias para aplicá-lo no seu projeto.

Boiserie na decoração clássica.
Boiserie na decoração clássica. Arquiteta: Luana Cristina de Villa Scandelari.

Choose your decor style

Mais do que saber o que é boiserie, vale a pena entender que ele transita entre vários estilos. Por isso, engana-se quem pensa que ele é exclusivo para ambientes clássicos ou contemporâneos.

Qualquer que seja o estilo de decoração dominante, é possível adaptar esse elemento. Apenas identifique o que predomina e considere a harmonia entre os ambientes. Por exemplo, em um cômodo contemporâneo, utilize móveis com linhas atuais, que tragam um clima moderno e leve.

Crie jogo de volumes

Aqui, a ideia é trabalhar luzes, cores e sobreposições. Assim, é possível criar uma nova personalidade para o ambiente. Por exemplo, a moldura pode ficar em outra cor para destacar um espelho ou um quadro grande, que ocupe boa parte da parede.

Inclusive, essa é uma maneira de criar um mosaico no ambiente com vários espelhos menores compondo o espaço da moldura. Outra opção é colocar um boiserie preto em uma parede branca. Isso gera a sensação de amplitude do espaço.

Varie os desenhos

Como destacamos, o elemento pode ser utilizado com base em várias geometric shapes. Por isso, se quiser ousar, saia dos modelos simétricos. Vá além dos quadrados e dos retangulos e crie novos formatos e desenhos.

Por exemplo, coloque um retângulo maior com outro menor dentro dele ou combine um quadrado com retângulos abaixo, mais próximos do rodapé. Essa prática ajuda a criar um desenho bastante elegante.

Use na decoração clássica

Tradicionalmente, o boiserie é utilizado na classic decor. Você pode manter essa regra. Nesse caso, pode incluí-lo em toda a decoração por meio de:

  • molduras em portas e paredes;
  • bordas arredondadas;
  • arabescos.

Como instalar boiserie?

Essas molduras são simples de instalar. Porém, necessitam de atenção na hora de distribuí-las sobre a superfície desejada. Não existem regras. Ao mesmo tempo, os mínimos detalhes fazem a diferença.

Por isso, é importante conhecer as melhores práticas. Veja quais são elas no passo a passo a seguir.

  1. Com um lápis, marque a parede na altura que você deseja que o painel esteja localizado. Usando um nível e uma linha de giz, faça a sinalização para que a altura seja constante ao redor da superfície escolhida.
  2. Decida o espaçamento desejado entre os boiseries. Usando uma fita métrica, indique onde você quer que cada um deles fique. O espaçamento pode ser de 10 a 15 cm, a depender do gosto individual e da quantidade que será usada.
  3. Use o tamanho do boiserie de sua escolha e aplique na posição predeterminada. Para isso, utilize a Ribbon Dupla Face e o Super Adhesive SANTA LUZIA para instalá-lo na superfície.
  4. Caso seja detectada alguma imperfeição de nivelamento entre a superfície e o boiserie no final da instalação, sugerimos a utilização da Massa Premium ou Calafetador Santa Luzia for the caulk of the place to be fixed.
Boiserie em quarto.
Decorator: Maria Raquel Damiani. Architect: Josiane Flores.

Os 4 modelos novos de boiserie da Santa Luzia

Os novos formatos de boiseries are sold in four sizes:

  • 80 cm x 60 cm;
  • 90 cm x 60 cm;
  • 80 cm x 30 cm;
  • 70 cm x 60 cm.

Além disso, há quatro modelos de perfis diferenciados. Eles já têm o acabamento final em branco. Porém, podem ser pintados de acordo com o projeto ou a necessidade de cada cliente.

Como as molduras já vêm cortadas em tamanhos predeterminados, podem ser utilizadas para criar painéis decorativos nas superfícies, acabamentos em portas, etc. Agora você já sabe o que é boiserie e como acrescentar esse material nos seus projetos.

Agradecemos o interesse em nossos produtos. Para informações comerciais, entre em contato pelo WhatsApp clicando nos links respectivos das seguintes regiões:

👉 São Paulo/Capital, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais:

WhatsApp (48) 99963-5214

👉 São Paulo/ Interior, Paraná

WhatsApp (48) 99947-9331

👉 Rio Grande do Sul, Santa Catarina

WhatsApp (48) 99681-3555

👉 Norte, Nordeste e Centro Oeste

WhatsApp (48) 99617-8749

Outros assuntos pelo contato: (48) 3651-1300 ou contact us pelo site. Nossa equipe te ajudará a esclarecer todas as suas dúvidas.

  • Santa Luzia Brazil BRA
  • United States USA
  • Saint Lucia Europe Europe
  • Santa Luzia Blog USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTAINABILITY BY PRINCIPLE

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brazil
en_GBEN_GB