PERFIL

[gtranslate]
O que você procura?
Generic filters
O que você procura?
Generic filters

Blog

O que você procura?
Generic filters
energia fotovoltaica 1 1

Energia Fotovoltaica: entenda a importância para a sociedade e o meio ambiente

Homem instalando painéis solares para colocar em prática a energia fotovoltaica.

A energia fotovoltaica é uma das principais opções de fontes limpas e renováveis. Aos poucos, esse modelo vem melhorando seu custo-benefício, e hoje já desperta o interesse do consumidor comum. Afinal, entre outras vantagens, é possível realizar, até mesmo, a venda da energia excedente.

Usar a luz solar já é uma alternativa rentável com diversas aplicações às construções residenciais, comerciais, industriais, agrícolas, etc. Áreas de lazer, sistemas de irrigação, máquinas, casas, apartamentos, parques industriais e outros projetos podem ser mais sustentáveis com essa fonte de energia.

Logo abaixo, você pode tirar as principais dúvidas e entender os benefícios da energia fotovoltaica. Além disso, falamos um pouco sobre a experiência da Indústria Santa Luzia em Imbituba. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é energia fotovoltaica?

A energia fotovoltaica é aquela em que aproveitamos a radiação solar para produzir uma corrente elétrica, que pode ser armazenada e utilizada para consumo. Isso ocorre por meio de placas de materiais semicondutores, especialmente o silício, que conseguem produzir esse efeito, chamado de fotovoltaico, ao serem expostas no ambiente externo.

Homens instalando painéis solares para captar a energia fotovoltaica

Atualmente, encontramos diferentes formas de implementação. O sistema pode estar isolado ou conectado à rede elétrica. Igualmente, pode ser combinado ou não com outras fontes de energia.

A corrente elétrica também pode ser consumida internamente, contar com sistemas de armazenamento ou ser devolvida para a rede elétrica da comunidade. Há diferentes alternativas para os projetos.

Por que ela é importante para o planeta?

Homem instalando painéis solares para gerar energia fotovoltaica.

A energia solar é uma alternativa às fontes que demandam combustíveis fósseis, desmatamento, poluição e outros problemas ambientais. Além disso, embora ainda exista espaço para avanços, ela já encontra demanda pelo consumidor final e por empreendimentos, sendo validada do ponto de vista do custo-benefício.

Como a implantação se paga durante a utilização, cada vez mais pessoas estarão interessadas em investir, criando opções de consumo responsável. Aliás, em projetos de decoração, arquitetura e construção civil, é uma excelente maneira de trazer a questão ambiental com vantagens econômicas para o cliente.

Por isso, a energia fotovoltaica tem uma perspectiva bastante positiva. À medida que a demanda aumenta, existem mais possibilidades dos fornecedores investirem e melhorarem a solução, barateando a implantação, melhorando a eficiência da produção de energia, reduzindo efeitos colaterais da produção e transporte dos painéis, etc.

Quais são as vantagens?

As vantagens para os usuários, meio ambiente e comunidade revelam um bom retorno do investimento. Veja alguns benefícios de adotar a energia fotovoltaica!

Usar uma energia limpa e renovável

A radiação solar é uma fonte amplamente disponível e permanente. E a rotina diária de produção da energia fotovoltaica não gera poluição. São apenas placas expostas ao ambiente, que convertem e transmitem a eletricidade.

Ter uma produção silenciosa

Também não há poluição sonora com a produção de energia. Não à toa, a validade do modelo para os projetos de obras sustentáveis, especialmente a adoção em residências.

Permitir a reciclagem dos materiais

A composição das placas é feita de silício, alumínio, vidro e outros materiais amplamente recicláveis. Assim, podemos usar da logística reversa para dar uma destinação adequada para os resíduos após o ciclo de vida deles.

Ser flexível

As placas solares funcionam como módulos que podem ser adicionados conforme a demanda por energia. Com isso, o sistema pode ser aplicado tanto em projetos grandes como em soluções pontuais.

Retornar o investimento

As placas já conseguem gerar economia suficiente para terem um bom custo-benefício. Com o passar do tempo, o investimento da implantação consegue se pagar. Além disso, é possível vender a energia excedente.

Como a Indústria Santa Luzia em Imbituba aplica a energia solar?

A experiência da Indústria Santa Luzia em Imbituba tem sido bastante positiva. Em busca de colocar em prática nosso DNA inovador e sustentável, instalamos uma área de 5.311 metros quadrados com placas solares no município.

Esse sistema está conectado à rede de energia elétrica e devolve a energia que não é utilizada no parque industrial. Além disso, é suficiente para compensar o consumo da Indústria Santa Luzia em outras cidades.

Sendo assim, a energia fotovoltaica permite conciliar uma boa prática econômica com vantagens para o meio ambiente. E você pode levar esse exemplo para os seus projetos e pensar formas de aplicar a inovação.

YouTube

By loading the video, you agree to YouTube’s privacy policy.
Learn more

Load video

Se você gostou do conteúdo, assine nossa newsletter! Assim, você fica por dentro das tendências de sustentabilidade para os seus projetos de construção, arquitetura e decoração!

Compartilhe:

LEIA

TAMBÉM

Coleção Multilinha da Santa Luzia

01

Santa Luzia apresenta Lançamentos inéditos e soluções sustentáveis na Expo Revestir 2024

3

Kit Guarnição da Santa Luzia: Reduzindo Desperdícios na Medida Certa

RECEBA NOSSAS

NEWSLETTERS

Consentir*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Santa Luzia. Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por Drift Web

catalogo santaluzia 1

Você já baixou nossos catálogos?

Clique no link abaixo e encontre nossos catálogos digitais, manuais, fichas técnicas e termos de garantia de todos os produtos Santa Luzia.