Conheça os certificados de sustentabilidade e as vantagens desses selos verdes

Um homem e uma mulher com roupas formais segurando uma lâmpada feita de grama, conversando sobre sustendabilidade.

Você sabe o que são os certificados de sustentabilidade? Eles surgiram a partir da necessidade de adotar práticas sustentáveis, em decorrência da devastação que vêm acontecendo no planeta. 

Entre as políticas de preservação criadas para deter essa situação, estão os certificados de sustentabilidade e selos verdes. Eles são regulamentos que visam criar um compromisso com indústrias e grandes corporações para a preservação da natureza.

Portanto, se você ainda não conhece os principais selos ou como obtê-los, continue a leitura deste post para aprender mais sobre o assunto!

O que significa receber um certificado de sustentabilidade?

Para começar, vale entender o que significa para uma empresa ou projeto receber um certificado de sustentabilidade. 

Em geral, isso atesta que a presença de atributos sustentáveis foi comprovada por órgãos específicos. Ou seja, há uma forma de demonstrar ao público a conformidade da sua empresa ou projeto em relação ao tema.

Por exemplo, um selo pode ser concedido diante da verificação de que foi realizada uma gestão sustentável da obra

Considerando as mudanças no perfil do consumidor e a maior conscientização do público, estes podem ser um diferencial essencial para o negócio. Tudo isso enquanto colabora com a preservação ambiental.

Vale destacar, ainda, que existem negócios no mercado que atuam com o greenwashing. Ou seja, adotam um discurso sustentável, mas não aplicam, de fato, as boas práticas necessárias ou dito feitas

Nesse cenário, a certificação permite demonstrar que o compromisso da sua empresa com a sustentabilidade é legítima.

Quais são os principais certificados de sustentabilidade?

Existem vários certificados de sustentabilidade disponíveis no mercado. Cada um tem finalidades e requisitos específicos, então preparamos uma lista com os principais. Confira!

LEED

A certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) foi criada pelo Green Building Council (GBC) nos EUA. 

Ela avalia os empreendimentos e construções para entender se são eficientes no manejo de recursos, considerando critérios sociais, econômicos e culturais. 

Quem atende aos requisitos propostos, ganha o selo de Green Building. Entre as questões avaliadas, estão: 

  • design;
  • inovação;
  • materiais e recursos aplicados;
  • qualidade do ambiente interno.

Recorrer a fornecedores que trabalham com materiais reciclados e outras práticas de preservação ambiental, por exemplo, ajuda na conquista do selo.

AQUA

A certificação AQUA tem relação com as normas de segurança ambiental, e proporciona aos moradores alternativas que promovam o bem-estar sustentável. Ela envolve questões como:

  • economia de água e energia;
  • redução nas taxas de condomínio;
  • promoção do conforto dos usuários.

Selo Casa Azul

O Selo Casa Azul é um sistema de classificação de índice de sustentabilidade de empreendimentos habitacionais criado pela CAIXA. 

Ele adota critérios alinhados à agenda ESG (Environmental, Social and Governance) ou ASG (Ambiental, Social e Governança). 

A certificação permite acesso às taxas de juros mais baixas para as construtoras e para os compradores dos imóveis.

Edge

A certificação Edge (Excellence in Design for Greater Efficiencies) avalia se os empreendimentos são ecoeficientes. 

Ou seja, ele deve promover o melhor uso dos recursos, incentivando práticas como economia de água e energia elétrica, por exemplo.

FSC

O Forest Stewardship Council (FSC) é um selo verde que se relaciona com a origem da madeira utilizada em:

  • lenha;
  • papel;
  • móveis;
  • outros objetos. 

Ou seja, todos os processos, desde a extração na natureza, preparação do produto e disponibilização para a venda devem seguir critérios de sustentabilidade.

ISO 14001

A certificação ISO 14001 foi desenvolvida para tratar dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) nas empresas

Nesse caso, é preciso entender que o conceito de sustentabilidade é mais amplo. Ele considera toda a gestão, além de elementos como o ciclo de vida dos produtos e as práticas de logística reversa.

Para obter o certificado, a empresa precisa seguir uma série de critérios da ISO. Comparativamente, eles são mais amplos que as boas práticas previstas na legislação ambiental brasileira. 

Ao mesmo tempo, ela demonstra um compromisso ainda maior da empresa com a agenda sustentável.

Procel

O selo Procel é bastante conhecido por classificar equipamentos e eletrodomésticos. Ele mostra a eficiência energética do produto por meio da classificação em letras de A (melhor) e E (pior).

Além disso, também há o Selo Procel Edificações. Ele fornece uma certificação para construções como: 

  • edifícios comerciais;
  • edifícios residenciais;
  • edifícios de serviços ou públicos.

Essa certificação identifica os empreendimentos com melhores classificações de eficiência energética, podendo ser concedido durante a obra, até a sua finalização, e após a entrega do projeto terminado

Quais passos seguir para obter certificados de sustentabilidade?

É bastante comum se perguntar o que fazer para obter certificados de sustentabilidade e selos verdes para o seu negócio. 

A Santa Luzia possui diversos reconhecimentos, então separamos alguns passos que seguimos e podem auxiliar a sua empresa nessa jornada. Confira!

Identificar qual nicho seu negócio se encaixa 

O ponto de partida é considerar o nicho de atuação da sua empresa. Isso porque as certificações podem ter normas diferentes a depender das atividades do negócio. 

Afinal, cada setor apresenta impactos distintos ao meio ambiente, então as medidas necessárias podem ser diferentes.

Entender as regras e procedimentos exigidos

O passo seguinte é entender quais são as regras e critérios de cada certificado sustentável ou selo verde desejado. 

Essa etapa exige especial atenção para que seja possível fazer um planejamento estratégico eficaz para adequar a empresa às normas existentes. Ademais, verifique procedimentos específicos, como:

  • auditorias;
  • solicitação;
  • envio de documentos.

Realizar uma pré-auditoria

Após solicitar uma certificação ou selo verde, é comum que o órgão responsável siga com uma pré-auditoria. 

Essa é uma verificação inicial da empresa para entender se ela está preparada para passar por todo o processo de adequação. Isso pode ajudar a trazer insights sobre as medidas que precisam ser adotadas para ter sucesso na demanda.

Antes disso, no entanto, vale a pena fazer esse processo também por conta própria. Ou seja, a partir das regras e procedimentos pesquisados, faça uma análise de todos os processos internos

Desse modo, há chances de antecipar melhorias e deixar a empresa mais preparada para o contato inicial.

Auditoria de certificação

Após o primeiro contato com o órgão certificador, a empresa terá um prazo para atender a todos os requisitos necessários para receber o reconhecimento desejado. 

Com todos os procedimentos cumpridos, será feita uma auditoria bastante profunda e detalhada para emitir o relatório de análise — que pode ou não resultar na certificação.

Por fim, vale destacar que a Indústria Santa Luzia possui diversos reconhecimentos sobre a sua postura sustentável. Por exemplo, a empresa é certificada em ISO 9001, tem o selo do Green Building Council e Selo ODS

Ainda, estamos em busca pela certificação ISO 14001, demonstrando nossa responsabilidade ambiental e compromisso com as práticas sustentáveis.

Agora que você já conhece mais detalhes sobre os certificados de sustentabilidade e selos verdes, já pode procurar formas de conquistar esses reconhecimentos para a sua empresa!

Além disso, se precisar de uma parceira alinhada às melhores práticas do mercado, conte com a Santa Luzia. Quer saber mais sobre nosso compromisso com sustentabilidade? Acesse nosso site!

  • Santa Luzia Brasil BRA
  • United States USA
  • Santa Luzia Europa Europa
  • Blog Santa Luzia USA
  • Youtube Santa Luzia
  • Facebook Santa Luzia
  • Instagram Santa Luzia

    SUSTENTABILIDADE POR PRINCÍPIO

  • Santa Luzia - Green Building Council
  • Santa Luzia - Green Building Council Brasil
pt_BRPT_BR